15 maio 2011

Mobilidade Monitorada

Mobilidade. Este é o termo que vem tomando conta da vida de todos nós nos últimos anos, porém eu colocaria um complemento formando o termo MOBILIDADE MONITORADA.

É cada vez maior a quantidade de pessoas que possuem um smartphone. E com as novas tecnologias associadas e disponibilizadas a estes equipamentos, é possível dentre outras coisas, utilizar um GPS, jogar, e até mesmo acessar a internet.

É notável dentre outras possibilidades, a verdadeira onda de utilizar as redes sociais nos smartphones. Se pararmos rapidamente para realizar um raciocínio e uma conta, chegaremos a um número absurdo, vejamos:

Por minuto eu recebo em minha conta do Facebook, 5 mensagens. Dessas 5, pelo menos 2 são enviadas utilizando smartphones. Isso somente eu, agora você imagine uma rede social que possui aproximadamente 500 milhões de usuários e cada um deles recebendo 3 mensagens por minuto via smartphone? Absurdo não?

Mas o que quero mostrar com isso? É notável como as pessoas se preocupam em mostrar o que andam fazendo e conseguirem popularidade (networking) utilizando as redes sociais e o smartphone. Com tudo isso, muitos não se preocupam com a imagem que passam de si mesmo para os outros e acabam mostrando às vezes até mais do que deveriam de suas vidas levando a outros assuntos não menos importantes que são, engenharia social, invasão de privacidade, racismo, etc.

Não estou querendo ser moralista, mas estou apenas mostrando que, devemos nos preocupar com a nossa imagem pessoal e profissional e que as nossas vidas hoje são invadidas por pessoas que nem sequer conhecemos verdadeiramente. É uma verdadeira MOBILIDADE MONITORADA, onde temos toda a flexibilidade de nos mantermos conectados e a facilidade de contato, mas que ao mesmo tempo, somos vigiados minuto à minuto.

Utilizar a comunicação é fácil, com conhecimento e objetivo é outra coisa.

Nenhum comentário: